Viagens na minha terra

Quem é que não conhece, pelo menos pelo título, esta obra de Almeida Garrett ?
Lembro-me de, ainda muito pequena, o ter roubado da estante, convencida que encerrava histórias de lugares distantes, relatos de grandes aventuras, descrições de monumentos ou lendas mágicas e estranhas. Imaginem o meu desapontamento quando percebi que afinal as grandes viagens se resumiam a uma, para mim vulgar, deslocação a Santarém.
Obviamente que, para quem procurava grandes emoções, a história à volta de Carlos, Frei Dinis e Joaninha não tinha grande interesse e rapidamente troquei uma das obras mais emblemáticas da Literatura Portuguesa por um qualquer outro romance que se ajustasse melhor às minhas fantasias de menina.

As viagens foram, desde sempre, inspiração para grandes obras da Literatura em todo o mundo. Se os livros, só por si, têm a capacidade de nos levar para destinos apenas imaginados por quem os escreveu, a chamada literatura de viagens pode guiar-nos em locais mais ou menos distantes, através dos sentidos do autor, um viajante, ou até mesmo um habitante, interessado e curioso. Na sua forma romanceada, os livros de viagens, são normalmente relatos singulares de alguém que não se limita a enumerar dados ou estatísticas, desvendando, através da sua experiência pessoal, costumes, hábitos e formas de viver que não conseguimos encontrar nos tradicionais Guias de Viagens.

Vem tudo isto a propósito de mais um desafio da Fábrica de Histórias que é, ao mesmo tempo, pretexto para uma nova colecção a ser lançada pela Autores Editora. Queremos conhecer a terra onde vivem, onde nasceram ou onde estudaram. Queremos saber pormenores dos edifícios, quem são os seus habitantes, que papel tiveram na História, se têm igrejas, museus, artesãos, onde se pode comer - o que se pode comer ! - onde se pode dormir, o que se pode visitar. No prazo máximo de 2 meses (até ao fim de Junho) e sem limite de palavras, só pomos uma condição: que escrevam sobre uma terra portuguesa.

Interessados(as) ?
Digam de vossa justiça:
viagensnaminhaterra@sapo.pt
Espreitem alguns exemplos aqui

 

_______________

 

   

 já estão a escrever 

 

S.Martinho de Mouros (Carla Ribeiro)
Celorico de Basto (Sindarin)

Guarda (SoManyStories)
Faro (Veruska)
Grijó (Alice)
Barreiro (Moon Dreamer)
Leça do Bailio (soprosdemar)
Sintra (Maria das Quimeras)
Arraiolos (LinhaseLetras)

Vale de Cambra (Mafalda)
Torres Vedras (Ennoea)
Vila do Conde (Magnolia)
Bombarral (SonhandoaosQuarenta)

Piódão (Maria)

publicado por Autores às 17:29 | link do post | comentar